Uma estratégia de SEO só se torna efetiva quando todas as ações / tarefas envolvidas visam melhorar significativamente a qualidade geral de um site ou a presença na web de uma marca (a longo prazo).

As estratégias de SEO vêm em formas diferentes, pois o foco da abordagem sempre variará dependendo do que o site / empresa realmente precisa abordar para poder competir. Mas, basicamente, as estratégias podem ser simplesmente classificadas nesses princípios / categorias:

  • Conteúdo orientado
  • Tecnicamente focado
  • Marca-centrada

Mas por que é crucial investir em [essas estratégias] quando há tantos canais por aí que você pode entrar no mercado de marketing digital?

Primeiro, o Search Engine Optimization é um dos canais de marketing mais poderosos para as empresas, porque a prática direciona especificamente as pessoas que já precisam de um produto, serviço ou informação (através da pesquisa).

Em segundo lugar, deixe essas estatísticas fazer o convincente:

  • 6,586,013,574 pesquisas por dia ( InternetLiveStats )
  • 4,5 bilhões de buscas no Google por dia
  • 91,4% de todas as pesquisas ocorrem em propriedades da web do Google (Pesquisa do Google, Mapas, Imagens e YouTube) – de acordo com JumpShot
  • 94,95% dos pesquisadores clicam em resultados de pesquisa orgânica – SimilarWeb
  • Embora estudos recentes sugerem que haja uma mudança dramática na CTR orgânica em 2017 (vs. 2015): -25% de compartilhamento de cliques na área de trabalho e -55% no celular .
  • A CTR de topo (posição # 1) para pesquisa não-marca é de 35% – Smart Insights
  • O Google responde por 62,6% dos visitantes referidos em toda a web – Jumpshot
  • A indústria de SEO está estimada em US $ 72 bilhões até 2018 – Search Engine Land

Por fim, muitas pessoas, empresas e organizações se beneficiam genuinamente nestas últimas duas décadas. Que seja através da geração de receita ou do fortalecimento da marca.

SEO, como uma indústria, é enorme! Mas, como disciplina de marketing, continua a ser ainda mais difícil.

Muitas das campanhas de SEO mais bem sucedidas do mundo estão em constância com o que o Google está enquadrando principalmente como os aspectos mais importantes da otimização – baseando-se nas Diretrizes para webmasters e nas Diretrizes de avaliação de qualidade de pesquisa :

  • Arquitetura: tornando mais fácil o Google encontrar, rastrear, indexar e entender as páginas importantes do seu site.
  • Conteúdo: Estabelecimento de Experiência, Autoridade e Confiabilidade (EAT).
  • Links: Construindo uma reputação positiva para o seu site.

Como desenvolver estratégias de SEO eficazes:

Os Consultores de SEO mais experientes geralmente iniciam uma campanha com uma auditoria completa do site.

E há uma boa razão para isso, uma vez que uma auditoria técnica do site nos permite entender genuinamente o que é necessário fazer para que o site alcance seus objetivos.

Mas que tipo de processos uma Auditoria de SEO implica? Aqui está uma rápida prévia:

  • Análise de palavra-chave e SERP
  • Pesquisa e análise de concorrentes
  • Análise técnica e em todo o site
  • Análise de nível de página e conteúdo
  • Análise de experiência do usuário (UX)
  • Análise do link

Em suma, a auditoria de um site pode ajudá-lo a obter as respostas às seguintes áreas chave do desenvolvimento da estratégia:

1. COMPREENDER O SITE, NEGÓCIOS, MERCADO-ALVO, SITUAÇÃO ATUAL E NECESSIDADES REAIS.

O primeiro passo para qualquer campanha de SEO bem sucedida é entender tudo sobre o site do seu cliente. Esta fase estabelece os objetivos da sua campanha, através da determinação:

  • Tipo (e tamanho) do site – é um comércio eletrônico, SaaS / aplicativo, publicação, comunidade, empresa ou uma pequena empresa?
  • Natureza do negócio – a qual categoria da indústria ou da empresa pertencem? É altamente competitivo? Quem são seus principais concorrentes? Há quanto tempo essa indústria / nicho existe? Será que ainda estará lá nos próximos 10 anos?
  • Target Market – qual grupo demográfico? Eles estão visando o público local, nacional ou global?
  • Situação atual – há quanto tempo eles estão no negócio? Como é a geração de vendas / receita? Quais os principais concorrentes que estão fazendo certo (e errado)? Eles foram atingidos por uma penalidade algorítmica?
  • Necessidade (s) real (es) – Recuperar de uma penalidade? Crescer o tráfego orgânico? Melhorar as vendas? Ou é apenas para criar consciência para a marca?

2. IDENTIFICAR PROBLEMAS E DESAFIOS

Torna-se mais fácil determinar essas áreas assim que você concluir sua auditoria inicial.

  • Problemas do site – o que você descobrirá principalmente através da auditoria usando listas de verificação. Abaixo estão algumas listas técnicas de verificação de SEO que você pode começar (dependendo do perfil / necessidades do seu cliente):
  • Orçamento – o orçamento de cada serviço é substancial o suficiente para construir ou executar uma campanha de SEO competitiva? Quantas horas (por mês) a equipe precisará executar todas as tarefas necessárias?
  • Competitividade – De 1-10, quão difícil você classifica para as principais palavras chave que deseja? Eles competem diretamente contra grandes marcas? Os seus principais concorrentes investiram muito em SEO e construção de links? O que os concorrentes fazem? Podemos superá-los?

3. ENCONTRAR OPORTUNIDADES

Uma vez que você pensa nos problemas, os desafios, bem como os recursos que você está certo, estão à sua disposição, será mais fácil encontrar e identificar as oportunidades que você pode assumir através desses processos:

  • Pesquisa de palavras-chave – quais conjuntos de consultas de pesquisa o site tem melhores chances de se classificar bem em um período de tempo bastante curto? Quais são as palavras chave que os concorrentes não estão bem posicionado? Guias úteis sobre pesquisa de palavras-chave:
  • Inteligência competitiva – Quais são as categorias nas quais os seus concorrentes não estão focados? Quais são os tópicos em que se destacam na criação de conteúdos? Você pode fazer melhor? Quais sites / publicações estão ligando para a maioria de seus concorrentes? Com quais sites / editores ainda não construíram um relacionamento? Guias úteis na análise de concorrentes:
  • Lacunas de conteúdo – fazer um inventário dos principais ativos de conteúdo do site, eles estão faltando peças de conteúdo fundamentais, tipos de conteúdo inexistentes ou áreas tópicas relevantes que não foram abordadas? Que tópicos ou conteúdo estão faltando para seus concorrentes? Você precisa analisar de uma forma inteligente para que você possa vencer seus concorrentes! Guias úteis na análise de intervalo de conteúdo:

4. ENCONTRANDO SOLUÇÕES

O SEO comum e os problemas relacionados ao tráfego são muitas vezes facilmente resolvidos, seguindo os seguintes resultados da auditoria e das avaliações:

  • Ações que devemos tomar para abordar o que o site realmente precisa.
  • Corrigindo os principais problemas do site.
  • Conhecendo as oportunidades que podemos aproveitar para construir um impulso.

Certifique-se de priorizar fortemente os itens que irão atingir as vitórias rápidas e o sucesso a longo prazo da campanha. Combinar todas essas idéias em conjunto deve permitir que você crie e desenvolva estratégias de SEO orientadas por resultados.

5. DEFINA OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS QUE DESEJA ALCANÇAR PARA SUA CAMPANHA

Todas as tarefas e ações incluídas em sua estratégia devem estar alinhadas com os objetivos comerciais do seu cliente.

Certifique-se de que todos os seus objetivos semanais tenham um impacto positivo nos objetivos de longo prazo da sua campanha (basear-se em pequenas vitórias para ganhar grandes ganhos).

  • Faça mais dinheiro (ou conscientização) através de uma visibilidade de pesquisa robusta.
  • Melhore o tráfego orgânico melhorando significativamente a qualidade e a experiência do site.
  • Melhorar significativamente a qualidade geral do site através da otimização de sua arquitetura, conteúdo e reputação (links).
  • Implementar todas as tarefas cruciais para efetivamente otimizar a arquitetura, o conteúdo e a reputação do site.

Com a mentalidade, abordagem e estratégias corretas, independentemente dos objetivos, devem estar bem ao alcance.

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